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Planejamento Estratégico

24 setembro 2014 Marcadores: , ,


1 INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico se tornou bastante frequente em todos os tipos de organização. O Planejamento Estratégico é importante para empresas que de procuram preparar-se para enfrentar ameaças e aproveitar todas as oportunidades que vierem a surgir. A administração estratégica envolve todos os colaboradores da organização, depende de uma série de considerações, as ameaças e oportunidades do ambiente externo e a avaliação dos pontos fortes e fracos devem ser feitas cuidadosamente, com o objetivo de determinar a estratégia ideal para cada situação para que esta seja favorável aos interesses da organização. Por essa razão é essencial que o planejamento tenha uma visão ampla.

2 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento estratégico surge nos anos 60 quando as forças que atuam no mercado se tornam cada vez mais imprevisíveis e inesperadas, forçando as organizações a buscarem novas formas de planejamento e gestão que lhes permitissem posicionar-se melhor num mercado cada vez mais competitivo. A essência do planejamento estratégico é produzir as estratégias necessárias para permitir à organização navegar, com sucesso, em mares de águas turbulentas, ventos fortes, enfrentando tempestades e tormentas.

O planejamento estratégico busca também dar um senso de direção à empresa, identificando objetivos, táticas e metas que permitisse a empresa mensurar o seu desempenho na intenção de alcançar o objetivo final proposto.

O planejamento estratégico é de forma geral entendido como um processo no qual a instituição determina seu futuro desejado e as formas efetivas de fazê-lo acontecer. (ANSOFF; MCDONNELL, 1993).

O planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. (KOTLER, 1975). No entanto para Mintzberg (1989) o planejamento estratégico não é uma ferramenta para se criar estratégias, mas para operacionalizar estratégias que já foram criadas por outros meios.

4 BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo Pinho e Oliveira (2012) o Planejamento Estratégico está relacionado aos seguintes benefícios:


  • Tendência a aumentar os lucros;
  • Permite que os administradores tenham uma visão clara do negócio;
  • Facilita a exploração e identificação de futuras oportunidades de mercado;
  • Melhora a canalização dos esforços para a realização de objetivos;
  • Encoraja o “pensamento positivo” por parte do pessoal;
  • O administrador consegue analisar se suas ações estão em sintonia com a missão e visão da empresa;
  • Estimula cooperação para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades.


5 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

Segundo Pinho e Oliveira (2012), na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se se distinguir três tipos de planejamento:

5.1 Nível Estratégico 

Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. A metáfora do maestro é excelente para descrever a principal atribuição das pessoas que possuem funções neste nível, a de reger toda a orquestra para a consecução de seus objetivos previamente traçados e de acordo com os interesses dos acionistas/sócios. Sua principal ferramenta é o planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro são competências essências para sua boa gestão.

5.2 Nível Tático

Neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. Este nível tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos (já estabelecidos no nível acima), utilizando de forma eficiente (cumprindo os processos) e eficaz (atingindo os objetivos), desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados. Aqui, a palavra administrador é mais adequada. De acordo com cada função que o colaborador exerce, ele será o administrador (e responsável) de uma área, equipe, projeto, etc.

5.3 Nível Operacional

Para cumprir a estratégia traçada (desdobrando-a) e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas "coloquem a mão na massa", ou seja, cumpram de forma eficiente e eficaz cada uma das atividades que lhes for atribuída. É interessante pensarmos na figura de uma pirâmide para representar esta estrutura, bem como sua hierarquia, seus principais questionamentos, ferramentas e figuras (papeis, funções) para cada um dos níveis.

6 AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo o SEBRAE (2014) um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos.

6.1 Etapa 1: Definir a Missão e a Visão do Negócio

6.1.1 Missão

Missão Organizacional é uma declaração da razão pela qual a organização existe. Em geral a missão apresenta as informações como os tipos de produtos ou serviços que ela oferece, quem são seus clientes e que valores importantes possui. (CERTO, Samuel C, 2010).

6.1.2 Visão

É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.

6.2 Etapa 2: Analisar o ambiente

Uma vez declarada a visão e missão da empresa é preciso analisar tantos as forças macroambientais e as forças microambientais. Para analisar os ambientes das organizações, detectar pontos fortes e pontos fracos. Para isso, se pode fazer uso da Matriz Swot.

Oportunidades: as oportunidades são Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Ameaças: as ameaças são aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

Fraquezas: as fraquezas Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Fortalezas: as fortalezas são vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

6.3 Etapa 3: Definir Metas e Objetivos

Após analisar os ambientes, identificar suas fortalezas, suas fraquezas, as ameaças e as oportunidades, precisa-se agora, definir objetivos e metas.

Um objetivo organizacional é uma meta para qual a organização direciona seus esforços. (CERTO, 2010). Ainda segundo Certo (2010), em geral concordamos que as organizações possuem dois tipos de objetivos: os de curto e os de médio prazo. Os objetivos de curto prazo são aqueles realizáveis em até 2 anos os de longo prazo, mais de 2 anos.

6.3.1 Diferença entre Metas e Objetivos

Segundo o professor Costa ( 2007) as diferenças entre objetivos e metas são:


  • Objetivos: são valores quantitativos ou qualitativos a serem mantidos em um dado período.

Ex: “manter índice de satisfação dos clientes acima de 95% nas medições semestrais”.


  • Metas: são valores quantitativos ou qualitativos a serem atingidos em certo momento futuro preestabelecido.

Ex: “aumentar o índice de satisfação dos clientes para 99% até 2014.”

6.4. Etapa 4: Definir Estratégias

Porter (1980) identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo, que são:

Estratégia de Custos: é estratégia a qual a empresa concentra seus esforços na busca de eficiência da produção, na ampliação da produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

Estratégia de Foco: essa estratégia significa escolher um alvo restrito, em que a organização atende necessidades específicas de um determinado nicho, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes.

Estratégia de Diferenciação: essa estratégia faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

6.5 Etapa 5: Monitoramento e Controle


  • Bateman (2000) define as atividades específicas de controle, que incluem:
  • Estabelecer padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo;
  • Monitorar o desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de seu desempenho;
  • Fornecer feedback às pessoas, sobre seu progresso e desempenho;
  • Identificar problemas através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos;
  • E, por último, executar ações para corrigir problemas.



7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Planejamento Estratégico basicamente tenta orientar as organizações em questões como o que seria a empresa, onde estaria sua organização e sua atual situação, em que rumo seguirá a organização, como a mesma chegará “lá” e se está no caminho certo.
Enfim, o Planejamento Estratégico ajuda as organizações a utilizarem da melhor forma seus recursos, sabendo identificar ameaças e oportunidades escolher as melhores estratégias para agirem da melhor forma para atingir suas metas e objetivos e alcançarem uma posição no mercado de forma coerente e objetiva.


REFERÊNCIAS

Portal SEBRAE Paraná – Planejamento estratégico. Disponível em: http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Destaques/Melhorando-minha-empresa/Planejamento-estrat%C3%A9gico

ANSOFF, H. I., McDONNELL E. J. Implantando a administração estratégica. 2ªedição. Trad. Antônio Zorato Sanvicente. São Paulo: Atlas, 1993.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo. Editora Atlas, 1975.

ANSOFF, H. I. Do Planejamento estratégico a administração estratégica. São Paulo. Editora Atlas, 1990.

CERTO, S. C.; PETER, J. P., MARCONDES, R. C.; CESAR, A. M. R. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

COSTA, E. A., Gestão estratégica, Da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.


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