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Mantendo o foco de seus colaboradores

23 abril 2014 Marcadores: , ,
Mais de 30% dos entrevistados afirmaram que o principal motivo para a distração de seus colaboradores é a utilização da internet para fins pessoais, incluindo redes sociais.

(Fonte: Getty Images)
Uma pesquisa recente revelou que muitos gestores estão perdendo foco e produtividade de seu trabalho com distrações na internet, redes sociais e até mesmo com o cafezinho nos corredores e cantos das organizações.
Para alguns, o motivo do problema é a falta de concentração. As soluções populares, mais usadas consistem em cortar o acesso dos profissionais à internet ou controlar o tempo gasto nas conversas de corredor. Soluções que muitas vezes não eliminam o problema.
Segundo a Robert Half,  maior empresa de recrutamento especializado no mundo, fundada em 1948:
"Navegar na internet e socializar com colegas são os principais ladrões de tempo dos funcionários durante o trabalho, aponta pesquisa realizada pela Robert Half com 2.100 CFOs dos Estados Unidos. Mais de 30% dos entrevistados afirmaram que o principal motivo para a distração de seus colaboradores é a utilização da internet para fins pessoais, incluindo redes sociais, e 27% responderam ser as famosas conversas de corredor."
Para Marcela Esteves, gerente da divisão de Finanças e Contabilidade da Robert Half no Brasil, essas distrações podem influenciar negativamente e prejudicar a produtividade. Por esse motivo, é importante saber equilibrar as obrigações profissionais e pessoais para que não seja desperdiçado mais tempo do que o necessário. “Se alguém está gastando mais horas do que deveria para resolver questões pessoais é preciso identificar os motivos. Muitas vezes o profissional pode estar apenas desmotivado e precisando de projetos novos e mais desafiadores”, conclui.
Ainda de acordo com a pesquisa, ligações telefônicas ou e-mails pessoais, reuniões  e e-mails corporativos também foram apontados pelos entrevistados como motivos para o desperdício de tempo de seus funcionários, e apareceram no ranking com 20%, 11% e 7% respectivamente.
A maioria dos profissionais tem seus próprios smartphones e tablets para acessar internet e redes sociais. O cafezinho e o bate-papo podem ser controlados, mas os serviços de mensagem por celular continuam existindo. Distrações são muitas, e é extremamente difícil para os gestores controlarem o que seus funcionários fazem o tempo todo. O perigo mora justamente na palavra “controle”.
Equipes engajadas e comprometidas com suas metas dificilmente perderão muito tempo com distrações. Se o trabalho está sendo feito e o resultado dos profissionais se destaca, por que se preocupar com o uso de redes sociais? Dentre os membros das novas gerações, que nasceram nesse ambiente digital, trabalhar com essas ferramentas é algo natural.
Acredito ser outro o desafio: como manter o comprometimento do time com os objetivos do negócio? Resolvido este dilema, o cafezinho e a internet deixam de ser vilões para se tornarem meros coadjuvantes do dia a dia de trabalho. [Exame]  [Robert Half]

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