•  Dicas que irão te ajudar a ter um bem estar maior no trabalho
  • Conquistando a confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro
  • A importância de ser um chefe que seja um exemplo para sua equipe.

Socialismo vs Livre Mercado

16 maio 2014 Marcadores: , ,
É difícil compreender como em pleno século XXI, ainda existem aqueles que se desgastam em debates a respeito do antagonismo entre Socialismo e Liberalismo. Está claro seja na história, estatística ou economia a grande diferença entre estes sistemas. O socialismo fracassou em todas as nações onde fora implantado: URSS, China, Coreia do Norte, Vietnã, Angola, Etiópia, Somália e mais recentemente a Venezuela. Já o capitalismo foi bem sucedido em todas as nações onde implantado: Canadá, EUA, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Irlanda e Chile – que por sua vez é a nação capitalista “menos desenvolvida” e mesmo assim, muito superior a Cuba: a nação socialista “mais desenvolvida”. Lembrando: todas suas supostas crises foram causadas pela interferência do governo sobre o mercado (Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos), e mesmo assim, ele sobreviveu a todas. Já o socialismo fracassa por si mesmo, cai e não se levanta!
Chegamos a esta conclusão ao compararmos o Índice de Desenvolvimento humano, que mede a qualidade de vida com o Índice de Liberdade Econômica que mede o quanto uma economia está para o mercado. As mais capitalistas são Hong Kong, Singapura, Austrália, Nova Zelândia e Suíça. As menos capitalistas (e mais socialistas) são Coreia do Norte, Cuba, Zimbábue, Venezuela, Eritréia e Irã. No topo do IDH estão as nações com maiores taxas de liberdade econômica. Como aponta as estatísticas do relatório anual do Instituto Freaser: nos países com os mercados mais livres, há menor mortalidade infantil, menor desemprego, as pessoas ganham em média oito vezes mais, os pobres ganham dez vezes mais, as pessoas se consideram 50% mais felizes, possuem os direitos mais protegidos, o ambiente é mais limpo e vivem em média 20 anos mais e possuem os menores índices de corrupção. É fácil refletir sobre qual país desejamos viver: Coreia do Sul ou Coreia do Norte, Hong Kong ou China, Austrália ou Timor Leste?! Livre mercado ou socialismo?!
Nas nações mais capitalistas, o governo é limitado, tributa pouco (salve exceções de economias altamente desregulamentadas) e permite que as pessoas tenham mais dinheiro para empreender, consumir e realizar seus sonhos. O socialismo toma tudo para redistribuir, ficando com a maior parte. Diz que as empresas são do povo, mas elas pertencem somente a um pequeno grupo de políticos. Não se preocupam com lucro, pois não possuem competidores para demonstrar a fragilidade de seus serviços e você é obrigado a digerir tudo que eles produzem. Ensinam-te a esquecer de suas ambições e morrer pelos outros, mas são ambiciosos e não morrem por você. Economistas como Mises e Hayek já provaram que o socialismo jamais dará certo e que sempre levará a ditadura e a escassez (Problema de cálculo econômico/crítica de Hayek ao planejamento centralizado). Basta uma simples observação histórica para entendermos esta absoluta verdade! O caráter argumentativo socialista é invejoso,  mentiroso, demagogo, ditador, genocida e seus argumentos são simplesmente emocionais, sem nenhum respaldo com a comprobação empírica.
Referências:
Human Devolpment  Index -  United Nation Devolpment Programme
Index of Economic Freedom 2013 - Heritage
The Freaser Institute Foundation – Annual Report 2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Administradores e Negócios © 2013 | Tecnologia Blogger