•  Dicas que irão te ajudar a ter um bem estar maior no trabalho
  • Conquistando a confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro
  • A importância de ser um chefe que seja um exemplo para sua equipe.

Como as mudanças na sociedade e na linguagem afetam o ambiente de trabalho

30 novembro 2014 Marcadores: , ,



Onde antigamente se usava terno e gravata, agora se usa jeans e camiseta, onde se costumava ver pessoas de sapatos, hoje é comum vê-las usando tênis. Hoje em dia, muitas pessoas usam tênis até mesmo com terno social.Tudo isso são indícios de que vivemos em uma nova era, uma menos informal. Sírio Possenti expõe em seu excelente texto sobre linguística, Língua e Sociedade, em sua coluna Palavreado, no site Ciência Hoje, como o aumento da informalidade e das mudanças no ambiente da nossa sociedade pode afetar a linguagem. 


Segundo o colunista Sírio Possenti, a evolução da língua não se caracteriza apenas por um caráter corretivo. Há um pensamento de que as línguas antigas eram melhores, e as atuais mais decadentes, ou que as línguas atuais são mais aprimoradas, há opinião para tudo, mas a verdade é que a língua não é perfeita, nunca foi, e nunca chegará a ser e sempre será passível de mudanças e alterações. Alterações essas perceptíveis no decorrer da mudança de comportamento da sociedade. A única forma de conter essas modificações, para que a língua fosse conservada, seria construir uma máquina que congelasse o tempo, criando uma imagem estática, sem vida, completamente sem movimento, como uma fotografia. 

O que ajuda a sustentar essa hipótese de que a língua atual é "decadente" é que há uma ideia que em algum suposto momento da sociedade já teria existido uma língua considerada perfeita, como a anterior a língua de Babel, antiga língua grega, e assim por diante. Mas a verdade é que a sociedade está em constante mudança, não permanece estática, para acompanhar essas mudanças a língua acaba sendo transformada, de maneira espontânea e natural. Nunca existiu língua certa, língua errada, ou perfeita. 

Outro fator que também pode alterar o comportamento da sociedade pode estar diretamente ligado às transformações pelas quais o ambiente no qual a mesma vive acaba passando. Esse ambiente, o qual habita uma determinada sociedade também afeta sua linguagem. Como é o caso dos esquimós, que possuem diversas palavras em seu idioma, somente para se referirem à palavra 'neve'. 

Segundo Popper (1999:220), as funções superiores da linguagem evoluíram de modo a suprir a necessidade de melhor controle sobre duas coisas: sobre as funções inferiores da linguagem; e sobre a adaptação dos seres humanos ao ambiente, de modo a não apenas desenvolverem novos instrumentos, mas também teorias e padrões de seleção. 

Com as transformações do ambiente da sociedade, vão surgindo novas palavras, novas expressões, que não existiam antes, novos acontecimentos, que antes, não ocorriam e que passam a ocorrer e também vão transformando a linguagem. Será que os antigos egípcios falavam sobre futebol, mercado financeiro e cotações há 4 mil anos atrás? Ou será que os antigos Maias se questionavam sobre o preço do dólar, ou da data de lançamento de um novo smartphone no mercado? 


Essas transformações são mais constantes, principalmente hoje em dia pois passamos por um processo de globalização que acaba gerando um vasto compartilhamento de informações, ritos, ideias, expressões e comportamentos entre vários países do mundo. É sexta-feira, que tal deixar de lado o velho uniforme no trabalho? Agora é permitido usar a roupa de festa do fim de semana. Muitas empresas adotaram o "casual friday" ou "sexta-feira casual", sendo um dia em que as pessoas podem ir um pouco mais informais ao trabalho. 

A sociedade está mais informal, as pessoas tentam pensar mais em seu conforto, não se preocupando muito com o que os outros vão pensar. Tudo isso afeta o ambiente, e consequentemente a linguagem e a forma com que as pessoas interagem. Podemos perceber também a influência de outras línguas e comportamentos de outros povos em nossa própria cultura. O termo "casual friday" e também a ideia vieram dos EUA, país onde se fala inglês, a segunda língua mais falada do mundo. 

Todo esse processo também causou uma mudança na forma com que as pessoas interagem, muitas formas imperativas antigas deixaram de ser usadas ou ficaram esquecidas. No entanto, o fato de não serem mais usadas não significa que não se dê ordens mais. As pessoas mandam de forma diferente, não significa que a ordem e a mensagem não será entendida. 

Além disso, podemos observar o abandono da forma "senhor" e também "senhora" primeiro, dentro das famílias, depois, nos locais de trabalho. Muitas pessoas se sentem ofendidas ao serem chamadas de "senhor" ou "senhora, dizem que é coisa de "velho", preferem ser chamadas simplesmente de "você". 

Muitas formas de línguas, expressões vão surgindo, outras sendo adaptadas, a linguagem vai se adaptando ao ambiente, novas tecnologias surgem, novos conceitos, novos comportamentos e o processo de globalização vai fazendo com que a linguagem se torne cada vez mais passível de transformações e influências de outras culturas, de outros povos. 

Sírio Possenti é graduado em Filosofia pela PUC-PR, fez mestrado em linguística na Unicamp e doutorado em Linguística também na Unicamp. Atualmente é o professor titular no departamento de linguística da Unicamp, além de atuar em diversas áreas de linguística, com ênfase em teoria e analise linguística. Como escritor, escreveu várias obras: Por que (não) ensinar gramática na escola (1996); Os humores da língua (1998)A cor de outras croniquinhas de linguística (2001). E também participou de capítulos de diversas obras. 


POSSENTI, Sírio. Linguagem e Sociedade. Ciência Hoje. Disponível em:
<http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/palavreado/lingua-e-sociedade>. Acesso em: 11 nov. 2014.

POPPER, Karl R. Conhecimento Objetivo: Uma Abordagem Evolucionária. 
Tradução Milton Amado. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1999

0 comentários:

Postar um comentário

 
Administradores e Negócios © 2013 | Tecnologia Blogger