•  Dicas que irão te ajudar a ter um bem estar maior no trabalho
  • Conquistando a confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro
  • A importância de ser um chefe que seja um exemplo para sua equipe.

O que eu preciso para ser um empreendedor de sucesso?

04 março 2014 Marcadores: , ,

"O autoconhecimento é peça-chave para seu sucesso, pois se você não se conhecer, não se auto-gerenciar como vai gerenciar seu negócio, e mais do que isso como gerenciará pessoas?" 

A viabilidade de uma empresa depende basicamente do empreendedor, pois ele é o principal fator que determinará o sucesso ou insucesso do negócio. Cabe ao empreendedor muitas vezes os papéis simultâneos de dono das ideias e de gerente, que irá pôr essas ideias em prática. Por isso o empreendedor sempre deverá estar a desenvolver as virtudes e qualidades essenciais para obter o sucesso desejado em seu empreendimento. 

Os estudos realizados por Ibrahim e Goodwin identificam três importantes fatores para o sucesso de empreendimentos, segundo a visão de donos de negócios. Em primeiro lugar estão os valores relacionados à pessoa do empreendedor, ou seja, as virtudes que são características fundamentais de quem quer iniciar o seu próprio empreendimento. Em segundo lugar estão as habilidades de gerenciamento: estratégia, gerenciamento do fluxo de caixa, sistema orçamentário simples e eficiente, experiência e estrutura organizacional simples. E em terceiro lugar estão as habilidades pessoais como educação, bom relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes e com representantes de créditos. Sempre ter uma relação clara, objetiva e transparente com as pessoas envolvidas em todos os processos. Para ser bem sucedido é preciso ter iniciativa, ser proativo e se relacionar bem com as pessoas. 

O foco deverá ser sempre na qualidade e na constantemente melhoria dos produtos e serviços prestados. É preciso estabelecer metas, mas que sejam alcançáveis. É preciso ser independente, ter autoconfiança, saber trabalhar em parceria e se preparar para o futuro, observando os sinais de mudanças. Ao dar o início a um negócio você deverá ter consciência de que você será o responsável por praticamente todas as decisões e que essas decisões influenciarão no andamento do empreendimento. 

A criatividade será extremamente necessária não só pra iniciar mas também para sustentar o seu negócio ao longo do tempo. Por isso é importante estar ciente das suas habilidades, do seu conhecimento, e até da sua personalidade e fazer uma reflexão sobre a sua capacidade. O autoconhecimento é peça-chave para seu sucesso, pois se você não se conhecer, não se auto gerenciar como vai gerenciar seu negócio e mais do que isso como gerenciará pessoas?

Você deverá trabalhar e desenvolver habilidades como: 

  • Competência (saber fazer o que é preciso); ·
  • Motivação (querer e fazer);  
  • Criatividade (fazer mais com menos);
  • Estabelecer metas claras e desafiadoras.


PEREIRA, H. J. Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: SEBRAE, 1995. 

Por Luiz Henrique Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário

 
Administradores e Negócios © 2013 | Tecnologia Blogger