•  Dicas que irão te ajudar a ter um bem estar maior no trabalho
  • Conquistando a confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro
  • A importância de ser um chefe que seja um exemplo para sua equipe.

Viagem Ao Mundo do Empreendedorismo

04 março 2014 Marcadores: , ,


"Ser empreendedor é colocar-se no centro dos problemas ao inovar e buscar soluções invés de criticar e procurar por defeitos." 

O Livro Viagem Ao Mundo do Empreendedorismo é uma versão revisada e atualizada do livro Iniciando Seu Próprio Negócio, lançado em 1997 pelo Instituto de Estudos Avançados —IEA, em pareceria com o Instituto Friedrich Naumann.

O livro, além de focar na disseminação do espírito empreendedor, também aborda sobre os aspectos práticos da gestão e organização de pequenos negócios. O livro nos dá mais detalhes sobre os processos organizacionais, análise de mercado, elaboração de um plano operacional e aspectos tributários, financeiros e de registro empresarial.

Este livro enfatiza a importância do indivíduo como o fator determinante do sucesso ou insucesso de um negócio. Além disso, nos mostra como a criatividade nos possibilita gerar ideias e torna-las oportunidades de negócios, sempre aproveitando da melhor forma possível os recursos disponíveis.

Esta obra engloba todos os aspectos ligados à criação, manutenção de um empreendimento desde a identificação de uma oportunidade até leitura e criação de indicadores de desempenho. Mais do que um manual para o empreendedorismo, para o gerenciamento e organização ou até mesmo para o sucesso individual o livro foi concebido visando contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade tendo em vista que o empreendedorismo é o principal fator gerador de riquezas, renda, empregos, sucesso e prosperidade em um país.

O empreendedorismo é considerado um comportamento e não um traço de personalidade, embora umas pessoas são mais empreendedoras que outras. O ser humano tem um extinto natural de sobrevivência e busca constantemente melhorar a sua vida, buscando melhores oportunidades, melhores negócios, melhores condições de vida, etc. E o empreendedorismo surge dessa necessidade do indivíduo melhorar seu padrão de vida e como todo comportamento, o empreendedorismo pode ser estimulado nas pessoas. Como consequência desse estímulo podemos desenvolver uma sociedade mais prospera, com grande taxa de criação de novas empresas, gerando novos empregos e desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

O que sustenta o empreendedorismo em um país é a existência de um conjunto de valores culturais e sociais que encorajam o indivíduo a ter mais autonomia, independência, a ser mais inovador e desenvolver a capacidade de assumir riscos e crescer em ambientes instáveis. O comportamento empreendedor está relacionado à definir metas, buscar informações, ser criativo, comprometido e ser obstinado. Mais do que isso, os empreendedores são pessoas capazes de sonhar e transformar os seus sonhos em realidade, acreditando que se o seu sonho se tornar real ajudará a melhorar, facilitar e colaborará no bem-estar das pessoas. São esses comportamentos que ajudam o indivíduo a prosperar em uma sociedade altamente competitiva e em meio a uma economia instável.

Os empreendedores identificam as oportunidades e as agarram, buscam recursos e transformam tais oportunidades em negócios. Todas as pessoas inovadoras, assim como aquelas que conseguem enxergar mudanças e sabem aproveitá-las são consideradas empreendedoras. Os empreendedores não fogem dos obstáculos, não se amedrontam em tempos de mudanças, logo imaginam novos caminhos e traçam planos para trilhar o novo caminho em direção ao sucesso.


Mas é importante para cada empreendedor conhecer seus limites, e ter um autoconhecimento profundo. Saber identificar seus valores, seus gostos, suas áreas de conhecimento, saber reconhecer suas fraquezas e tentar melhora-las e desenvolver ainda mais seus pontos fortes. Ser empreendedor também é ser humilde e reconhecer que não sabe tudo e que precisa aprimorar suas habilidades, ser empreendedor é também ser flexível pois não há como sobreviver à mudanças sem flexibilidade. Ser empreendedor é colocar-se no centro dos problemas ao inovar e buscar soluções ao invés de criticar e procurar defeitos.

Por Luiz Henrique Cardoso

0 comentários:

Postar um comentário

 
Administradores e Negócios © 2013 | Tecnologia Blogger