•  Dicas que irão te ajudar a ter um bem estar maior no trabalho
  • Conquistando a confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro
  • A importância de ser um chefe que seja um exemplo para sua equipe.

11 minutos: Esse é o tempo para se abrir uma empresa no Chile

01 junho 2014 Marcadores: , ,
Santiago, capital do Chile

O que você conseguiria fazer em 11 minutinhos? É mesmo muito pouco tempo, não é? E se eu te disser que nesse curto espaço de tempo você poderia abrir uma empresa e empregar várias pessoas? 

Apenas 11 minutos. É esse o tempo que o empresário chileno leva para preencher um formulário eletrônico, incluir a sua assinatura digital e a de seus sócios e abrir uma empresa. Porém, se o empresário estiver em um ramo de negócios informais levaria 24 horas, no máximo, o que ainda é pouco, ainda mais comparando com o Brasil.

No Chile, cerca de 40.000 empresas surgiram só nos primeiros meses desse ano. Houve um aumento de 35% em relação ao período janeiro-abril do ano passado. E o custo para entrar no jogo do capitalismo chileno? Zero. Não há taxas para a abertura de empresas no Chile.

Agora vamos falar da terra tupiniquim. Enquanto isso no Brasil, as normas burocráticas para novos negócios reunidas, dariam um livro de 112 milhões de páginas impressas. Na melhor das hipóteses abrir uma empresa no Brasil são necessários, em média, 25 dias. Se for subsidiária ou filial, o tempo necessário é de mais de 60 dias. O custo é variável, proporcional ao tempo da burocracia, ao porte do estabelecimento e ao número de certidões requeridas.


No Brasil a teia de normas burocrática juntas, comporiam um livro de 112 milhões de páginas impressas em papel A4 e com letra Arial 12. Dispostas em fila, seriam suficientes para cobrir o país, na extensão de uma linha reta do Oiapoque, no Amapá, ao Chuí, no Rio Grande do Sul — calcula o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

No Chile, antes de 2009, eram necessários 29 dias para se abrir um negócio. Mas com as reformas na burocracia no governo de Sebastián Piñera o tempo foi reduzido para sete dias. De lá pra cá as reformas se intensificaram privilegiando o empreendedorismo e beneficiando toda a população. Desde o iiício da reforma já foi criado mais de 690 mil novos empregos conforme a Secretaria Geral da Presidência do Chile. Criou cerca de 100 mil empregos a mais que o Brasil, nesse período. Outro aspecto importante é que a média salarial das pequenas e médias empresas no Chile vem crescendo na média de 7,1% ao ano.

Além do uso do ambiente digital, que é mais prático organizado, é possível não apenas constituir empresas, mas também realizar outros processos como fusão, divisão ou é possível até mesmo dissolver pessoas jurídicas. Rápido o suficiente para permitir a operação plena no dia seguinte. E sem custo, é claro.

Não é a toa que o Conselho de Ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento decidiu escolher o Chile e mais 35 países, incluindo Israel para se juntar à OCDE. Os novos membros passam da condiçõe de economias emergentes para a de países desenvolvidos, com a maior acesso a recursos e fundos de investimentos.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Administradores e Negócios © 2013 | Tecnologia Blogger