•  Dicas que irão te ajudar a ter um bem estar maior no trabalho
  • Conquistando a confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro
  • A importância de ser um chefe que seja um exemplo para sua equipe.

Como a tecnologia ajudou a Alemanha ser campeã do mundo

06 agosto 2014 Marcadores: , ,
(Interface do software de gerenciamento Match Insights. Clique para ampliar)
A SAP, empresa alemã de tecnologia, que desenvolve softwares para administração de empresas foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso da seleção alemã de futebol na Copa do Mundo realizada no Brasil. A empresa desenvolveu um programa, chamado de Match Insights. 

No início de 2000, Dietmar Hopp, o milionário sócio da SAP, uma das maiores empresas de software do mundo, assumiu como sócio do pequeno TSG 1899 Hoffenheim, clube da quinta divisão alemã. Quando adolescente, Hopp jogara nas divisões de base do time. Por trás da história espetacular da ascensão do clube à primeira divisão está, também a história do tetracampeonato alemão no Maracanã. 

O programa armazena imagens da movimentação dos jogadores dentro de uma campo de treinamento através de modernas câmeras. Essas imagens são enviadas para um computador que analisa os dados. É possível observar falhas de posicionamento, marcação, e até pequenos erros de movimentos.

O campo de treino do 1899 Hoffenheim é um parque tecnológico. Em todos os pontos do gramado há câmeras e sensores. Quando vão ao campo, os jogadores carregam sensores também em suas meias. Nenhum movimento passa sem análise. E nenhuma tecnologia deixa de ser testada. Com um Google Glass, o técnico analisa em tempo real dados sobre como se movem seus homens. Com um iPad, é capaz de explicar o que deseja deles. Tudo isso contribuiu para o time subir da quinta divisão para a primeira divisão alemã, e hoje é considerado um time duro de se bater, pelo seu posicionamento em campo, não deixando espaços para os seus adversários.

Com o Match Insights, analisando o movimento dos jogadores alemães em campo, a equipe técnica foi capaz de perceber micromovimentos que poderiam ser aperfeiçoados. Os melhores cronistas logo observaram: os alemães juntaram o estilo de toque de bola do “tiki-taka” espanhol com sua eficiência germânica. Entre a posse de bola e o passe, o tempo foi reduzido de 3,4 para 1,1 segundos. Abaixo, um vídeo da Federação da Alemanha de Futebol, mostrando o programa em funcionamento.



Não é só para aperfeiçoar seu próprio time que serve o programa. Cada equipe que enfrentou os alemães foi cuidadosamente analisada para identificar, sempre, os espaços desguarnecidos. Enquanto os jogadores brasileiros ouviam discursos motivacionais, os alemães viam na tela um mapa com os buracos deixados pelo oponente. Os alemães usam softwares, a tecnologia a seu favor, contam com uma grande equipe de marketing, de apoio. pensam a longo prazo, trabalham com projetos. Enquanto isso, no Brasil, nos resta a emoção do hino a capella. [SAP] [O Globo]

0 comentários:

Postar um comentário

 
Administradores e Negócios © 2013 | Tecnologia Blogger